Participaram do seminário servidores da carreira de gestor governamental, que atuam em diversas secretarias e órgãos estaduais.
RENATA NEVES
Assessoria AGGEMT
Servidores da carreira de Gestor Governamental que atuam no Governo do Estado participaram, na última sexta-feira (08), de um seminário sobre Políticas Públicas. Promovido pela a Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT), o seminário abordou os conceitos e tipologias de políticas públicas, os processos de elaboração, implementação e avaliação e o papel dos agentes públicos em cada uma das etapas.
O professor doutor da Universidade Federal do ABC Marcos Vinicius Pó, palestrante no evento, definiu políticas públicas como um sistema de decisões que visa a ações ou omissões, preventivas ou corretivas, destinadas a manter ou modificar a realidade de um ou mais setores da vida social. Destacou ainda a importância do servidor público no processo.
“O servidor público tem a grande função de trazer profundidade, conhecimento e estabilidade às políticas públicas. A ideia hoje foi apresentar esse panorama e mostrar que o servidor precisa aperfeiçoar o seu conhecimento, ter capacidade de formular propostas, alternativas e, principalmente, de participar do debate político. É importante que ele possa interferir no processo através do conhecimento, da sua capacidade técnica e da sua experiência junto ao público”, declarou Marcos.
Durante o seminário foram discutidos ainda alguns dos principais desafios existentes no processo de elaboração e implementação das políticas públicas, bem como alternativas para superá-los.
“O objetivo é ampliar a visão dos servidores que atuam com políticas públicas para que eles tentem olhar o ambiente de uma maneira mais abrangente, que tentem pensar estrategicamente, visualizando oportunidades e possibilidades de superar os obstáculos. A gente espera, com isso, que as políticas públicas sejam cada vez melhores, mais próximas dos cidadãos e capazes de atendê-los”, acrescentou o palestrante.
A carreira de Gestor Governamental foi criada em Mato Grosso por meio da Lei nº 7.350, de 13 de dezembro de 2000. Devido à característica peculiar que envolve a carreira, os gestores governamentais possuem papel estratégico na administração pública e atuam de forma descentralizada em diversas secretarias, executando atividades de formulação, implantação e avaliação de políticas públicas e assessoramento técnico.
“O aporte de conhecimento aos demais gestores e servidores, principalmente do nível tático-estratégico é algo inerente à carreira de gestor governamental, então temos que nos reinventar cotidianamente e nos preparar, adquirir mais conhecimento. Nesse sentido, seminários como esse são extremamente importantes”, observou a gestora governamental Janê Sifuentes Machado, que atua na Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
O gestor governamental Edmar Augusto Vieira, que atua na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) também considerou o seminário positivo. “As políticas públicas são justamente o objeto de trabalho da nossa carreira, então precisamos ter uma compreensão mais geral sobre esse assunto. O seminário de hoje proporcionou uma visão abrangente sobre o tema e, ao mesmo tempo, apontou os principais pontos que poderiam ser aprofundados”, avaliou.
Este é o segundo de uma série de cursos que serão ofertados aos servidores da carreira durante o I Seminário de Políticas Públicas e Gestão Governamental e faz parte do plano de capacitação elaborado pela Associação dos Gestores Governamentais do Estado de Mato Grosso (AGGEMT) para seus associados.
https://www.aggemt.tryton.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=97:seminario-discute-processos-de-elaboracao-implementacao-e-avaliacao-de-politicas-publicas&Itemid=533#sigProIda5e67575b8